terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Maior sucesso internacional da história do cinema nacional, O Cangaceiro será relançado

Primeiro grande sucesso brasileiro no exterior, o filme O Cangaceiro, de 1953, foi também um dos êxitos da produtora Vera Cruz, que teve que vender os direitos sobre o longa de Lima Barreto à Columbia quando declarou falência. Em meio século com a Columbia, O Cangaceiro caiu no limbo.

Agora o clássico, vencedor dos prêmios de Melhor Filme de Aventuras e Melhor Trilha Sonora do Festival de Cannes, está sendo restaurado pela Cinemateca Brasileira. O relançamento passará pelos cinemas no início de 2011 e depois chega ao DVD com um box de dois discos: um com o longa restaurado e o segundo com a versão original, mais extras.

Entre os extras, haverá um pequeno documentário mostrando o processo de restauro, mais de 200 fotos de cenas e bastidores da filmagem e depoimentos de artistas, técnicos e profissionais envolvidos com O Cangaceiro, segundo a equipe do restauro, que deve ser finalizado este mês.

A ideia é que as cópias novas façam um trajeto itinerante pelos cinemas do país, mas ainda não há mais detalhes do relançamento. Nos anos 50, a história do cangaceiro Lampião chegou a mais de 80 países e só na França permaneceu dois anos em cartaz.

Nenhum comentário:

Seguidores